Ciência da Pixar monta palco no Pavilhão do Conhecimento

por Nuno Patrício - RTP

A ciência que está por trás de um filme de animação não se baseia nas palavras "luz, câmara, ação". Os atores "animados" até podem ser reais na base das cenas, mas este processo implica um conjunto de técnicas inovadoras que vão ser dadas a conhecer pela Pixar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.

Lembra-se de ter ido ao cinema ver um filme de animação e aquele candeeiro de secretária que pula, pula e pula? Este é exatamente um dos muitos efeitos que a empresa de animação norte-americana Pixar quer dar a conhecer.Se sempre teve curiosidade em entender como as personagens dos filmes de animação ganham vida, vai certamente gostar de visitar a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

A inauguração está marcada para esta sexta-feira, com uma programação repleta de ciência, tecnologia, cor, muita animação e onde os visitantes vão poder testar “superpoderes”, saber quantos balões são precisos para levantar uma casa ou mesmo ir quase “ao infinito e mais alem”.

Estas e outras respostas, com várias atividades, podem ser encontradas numa noite inspirada no mundo fantástico, em que os visitantes são desafiados a vestirem-se como a sua personagem favorita.


A exposição imersiva e interativa “A Ciência da Pixar” é uma oportunidade de mergulhar nos bastidores dos estúdios de animação e descobrir como a ciência e a tecnologia de ponta dão vida a filmes icónicos como Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo ou Divertida-Mente. A mostra pode ser visitada até 14 de setembro de 2025.Com mais de 50 módulos interativos, será possível explorar, passo a passo, o processo criativo da Pixar, desde a ideia inicial até ao produto final.


Pelos corredores desta exposição vão surgir relatos exclusivos dos animadores e engenheiros que revelam como a ciência, a tecnologia, a engenharia, as artes e a matemática estão no centro de tudo o que fazem.

Produzida pelo Museu de Ciência de Boston e pela Pixar Animation Studios, “A Ciência da Pixar” está pela primeira vez em Portugal como resultado do acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Esta parceria inclui a organização conjunta de exposições, atividades e projetos de divulgação científica.

A sessão inaugural tem início às 18h30 desta sexta-feira e conta com a presença de Pedro Cunha, secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Artur Santos Silva, patrono da Fundação ”la Caixa” e presidente honorário do BPI, Javier Hidalgo Gil, diretor de Exposições de Ciência e Programas Científicos da Fundação ”la Caixa”, e Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva.

Quanto à visita desta exposição, apenas os grupos (escolares e não escolares) devem fazer a marcação da visita.

O bilhete de adulto tem o preço de 14 euros e o de jovem nove euros, mas existem outras tipologias de bilhetes que pode consultar em pavconhecimento.pt/pt/visite-nos/bilheteira.
Tópicos
PUB